As férias escolares muitas vezes são motivo de desconforto para as famílias principalmente aquelas que não conseguem se ausentar dos trabalhos na mesma época. Adaptações a rotina da criança tem de ser feitas para que o cuidado e o desenvolvimento continuem ocorrendo com naturalidade.
Esse período longe das atividades escolares formais, no entanto, é tão importante quanto o cotidiano escolar, pois é nesse tempo que o estudante consegue assimilar de maneira mais eficiente os conteúdos aprendidos na escola.
É também nesse período, no qual a rotina é mais plástica, que as crianças e os jovens acabam tendo que desenvolver capacidades além das acadêmicas, já que situações inusitadas estão mais propensas a acontecerem e formas de resolução tem de ser elaboradas. Nessas situações os jovens e as crianças têm a oportunidade de aprimorar capacidades como a comunicação, a resolução de conflitos e a tomada de decisões.
Retomar as aprendizagens da escola nas férias pode ser feito, desde que de maneira lúdica e menos formal do que no ambiente escolar. Para uma criança que está consolidando o processo de leitura e escrita, uma opção interessante é entrar em contato com atividades como as da revista Coquetel com palavras cruzadas, jogo dos sete erros, caça palavras e etc. (com indicações próprias para cada idade).
A escolha de jogos de regras, passeios a parques, museus e galerias são uma ótima forma de passar o tempo livre das férias e proporcionam um aumento do repertório da criança. A leitura é uma forma de aprendizagem e amadurecimento intelectual. A visita a bibliotecas públicas, livrarias e sebos da cidade é outra opção interessante para as férias. O registro livre em um "diário de férias"é uma ótima opção para o treino da escrita, desenho e leitura e uma ótima recordação.
As férias são um período de descanso físico e mental, ocasião para assentar os conhecimentos e processos apreendidos no semestre escolar, momento de pausa, de descanso e principalmente de novas vivências e aumento de repertório intelectual.
댓글