top of page
  • Foto do escritorCarolina Akerman

Como saber se uma criança precisa de ajuda para além da escola?


Segundo a LDB (Lei de de diretrizes bases da educação) no Brasil, existe a obrigatoriedade da educação básica, (escolar) no período de 13 anos. Inicia-se a atividade escolar obrigatória aos 4 anos de vida na educação infantil, seguido pelo ensino fundamental e finalmente o ensino médio que teoricamente se encerraria quando os sujeitos estivessem com a idade de 17 anos.

Durante esse percurso que abarca desde a infância até a adolescência e quase a vida adulta, intercorrências podem acontecer e profissionais de diferentes áreas são indicados para ajudar nos processos escolares que além da aprendizagem envolvem convivência social. Quando procurar ajuda externa e quais são os profissionais que podem auxiliar as crianças e adolescentes na caminhada escolar?

Psicólogo: pode ajudar a compreender e elaborar um comportamento diferente ou uma dificuldade inesperada da criança, ou até mesmo lidar com um acontecimento traumático. O atendimento pode acontecer no consultório ou no cotidiano do paciente na modalidade acompanhamento terapêutico.

Fonoaudiólogo: deve ser procurado quando é percebido na criança questões referentes ao desenvolvimento da oralidade. Esse profissional é responsável por propor exercícios que trabalhem a oralidade e também ajam diretamente na musculatura que estejam ligados à fala e à audição. O atendimento acontece geralmente em consultórios ou clínicas especializadas.

Psicomotricista é um profissional que buscará entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano a partir de uma visão global do indivíduo. Esse profissional olhará para o paciente embasado em três aspectos principais: o movimento do corpo, o desenvolvimento intelectual e o lado afetivo e emocional, e dentro de um plano terapêutico procurará equilibrar esses três aspectos.

Psicopedagogo é o profissional que investiga e compreende o processo de aprendizagem e a relação que o estudante estabelece com esse processo, em amplos sentidos: pedagógico, social e emocional. Nesse sentido o psicopedagogo deve ser consultado sempre que o indivíduo apresentar dificuldades de aprendizagem.

Professor particular/ tutor é o profissional que ajuda o estudante na organização de seus estudos e no desenvolvimento da autonomia para estudar. Este profissional pode também retomar conteúdos que não foram aprendidos em aula, bem como ampliar os estudos e a pesquisa de tema de interesse do estudante.

Atividades extracurriculares: pode ser um esporte, uma atividade artística ou a aprendizagem de um novo idioma. São importantes no aspecto social, no qual a criança tem novas referências de adultos e crianças além da escola e da família bem como estimula a organização e a autonomia. É importante que as crianças participem da escolha da(s) atividades extracurriculares, que possam opinar e se comprometerem com a sua escolha.



Referências

Vygotsky LS. Pensamento e linguagem. São Paulo:Martins Fontes;1989.


Neuro saber: a atuação do fonoaudiólogo. Disponível em <https://neurosaber.com.br/atuacao-fonoaudiologo-no-processo-de-aprendizagem/> acesso em maio 2018


Revista Crescer: Seu filho precisa de terapia? . Disponível em <https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Comportamento/noticia/2015/03/seu-filho-precisa-de-terapia.html> acesso em maio 2018

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook Social Icon
bottom of page