Uma grande dificuldade que percebo nas famílias com filhos em idade escolar é a de como ajudá-los nos trabalhos e lições de casa de modo que a autoria da criança seja respeitada e a relação familiar preservada.
A lição de casa tem como finalidade que o estudante estabeleça uma relação de responsabilidade e organização, é o momento das crianças se experimentarem como pesquisadores e aprenderem a pesquisar!
Atualmente, porém, vejo que há muitos estudantes sobrecarregados de lições que são meras burocracias e não apoio à aprendizagem significativa. Há que se ponderar ainda sobre a responsabilidade da criança/adolescente sobre seus estudos e o compromisso das famílias com esse processo.
Aqui vão algumas dicas de como ajudar a resolver essa complicada equação.
1. Estabelecer uma rotina semanal com um tempo determinado para estudar / fazer as tarefas e com tempo também para as atividades de lazer.
A rotina é importante porque favorece a convivência da criança com o entorno, além de contribuir com o desenvolvimento da autonomia, pois uma rotina estabelecida vai de acordo com regras ou combinados a serem cumpridos. Os combinados (ou regras) implicam em limites que são incorporados pela criança desde cedo, porque diante das regras a criança deve conseguir adequar o querer ao que é possível (ou não) realizar. Diante de uma negativa, lidar com a frustração é importante para o crescimento e desenvolvimento.
Uma maneira eficiente de organizar a rotina é usar um semanário, como esse que preparamos para nossos alunos da Focos Estudos Dirigidos.
A falta de rotina, ou um cotidiano impregnado de negligência e violação, exerce efeitos devastadores no desenvolvimento. Em ambientes em que a rotina é caótica, o crescimento e amadurecimento da criança podem ser prejudicados.
É muito importante também que a criança também tenha tempo livre na rotina, o chamado ócio digno. Escrevi sobre esse tema em outro texto, para ler clique aqui.
2. Cuidar do espaço do estudo:
Escolher um lugar silencioso para o estudo, sem televisão nem outros aparelhos sonoros que possam distrair o estudante.
Organizar o local com uma mesa e cadeira confortáveis, e antes de começar a estudar já deixar separado, a mão todos os materiais necessários para aquele estudo.
Deixar uma água ou suco a disposição.
Combinar um tempo possível (por exemplo 30 minutos) para que, se já for possível, o estudante tente fazer a atividade sozinho. Mesmo que não consiga fazer tudo o que foi pedido, que faça o que consegue sozinho para depois pedir a ajuda de um adulto.
3. Explorar diferentes recursos:
Plataformas digitais que podem ajudar e tirar muitas dúvidas. A que eu mais recomendo é a kahnacademy, lá tem vídeos explicativos e exercícios.
Esquemas e mapas mentais é uma maneira de organizar informações diferente do texto. Sugiro, se for feito no computador o site https://coggle.it/ no qual mapas mentais são criados e podem ser compartilhados e feitos também em parcerias.
Os jogos também são recursos interessantes que tornam os estudos mais leves e divertidos. Há no mercado inúmeras referências, recomendo aqui o site da plataforma Mathema.
Filmes são uma ótima forma de estudar, escrevi sobre isso em outro texto. Para ler clique aqui.
Comments