top of page
  • Foto do escritorCarolina Akerman

Agressividade na infância

Atualizado: 1 de ago. de 2018



A agressividade infantil é um tema bastante explorado pelos psicólogos, professores e familiares. É uma reação humana que precisa ser olhada e cuidada, mas também que, segundo Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) representa uma parte constituinte do sujeito.

Para o autor, a agressividade pode estar relacionada tanto a uma reação à frustração ou ao medo, como também a uma fonte de energia para as atividades cotidianas, energia essa que não é direcionada aos canais certos, e aparece no sujeito como uma reação agressiva.

A agressividade física pode ser confundida com a dificuldade de alguma criança em lidar com o próprio corpo e com os impulsos corporais.

Uma forma das crianças elaborarem a agressividade é o brincar fantasioso, no qual, por meio do faz de conta simbólico, a agressividade é organizada no indivíduo.

Uma criança que provoca um adulto agressivamente, muitas vezes está pedindo por controle e contorno já que não tem maturidade para lidar sozinha com suas emoções. Nessa hora é como se o adulto emprestasse seu controle para a criança. A agressividade constitui, então, um pedido quase desesperado de cuidado das crianças.

Como lidar?

Em primeiro lugar, vem o clássico que todos os pais e professores já ouviram: é preciso paciência. E lembrar que, apesar da intensidade que a agressão parece ter não podemos esquecer que estamos lidando com crianças, com emoções primitivas, com seres que mal entendem seus sentimentos e suas ações e dependem de nós para aprender a lidar com tudo isso. O mais importante é que o adulto seja o condutor da situação mesmo que pareça estar fora de controle. A agressividade é um pedido de ajuda, de crianças que precisam lidar com sentimentos e frustrações.


Referências:

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand. Vocabulário da psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1991

WINNICOTT, D.W. Agressão e suas raízes. Em: Privação e Delinquência. Martins Fontes: São Paulo, 2012.

A primeira infância e os comportamentos agressivos. Disponível em <http://www.fmcsv.org.br/pt-br/noticias-e-eventos/Paginas/a-primeira-infancia-e-os-comportamentos-agressivos-a-familia-e-a-escola.aspx> acesso em abril de 2018.

Imagem disponível em http://www.wisegeek.net/how-do-i-become-a-child-care-worker.htm

79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook Social Icon
bottom of page